Estudo sugere que água e chocolate podem ajudar a aliviar a dor
Novo estudo da Universidade de Chicago sugere que a água e o chocolate, em testes com ratos, mostraram um potencial de reduzir as respostas a estímulos de calor, diminuindo a dor dos roedores.
Segundo os autores, esse mecanismo pode ajudar os animais selvagens a evitar distracções enquanto comem alimentos escassos, mas, em relação ao homem moderno, isso poderia levar ao «comer em excesso» e à obesidade.
Nos testes, os cientistas notaram que os ratos demoravam mais a levantar a pata, ao estímulo de calor no piso da gaiola, enquanto comiam chocolate ou tomavam água.
E, surpreendentemente, não havia diferenças, nesse sentido, em relação à água e ao chocolate, contrariando estudos anteriores que indicam que apenas substâncias doces protegeriam contra a dor.
Porém, enquanto as cobaias ingeriam uma substância amarga, a reacção ao calor era tão rápida como no momento em que não consumiam nada, sugerindo que o efeito de alívio da dor não seria aplicável a alimentos não prazerosos.
Análises mais aprofundadas mostraram que uma parte do cérebro chamada magno do rafe – responsável pelo alívio da dor durante o sono – pode ter um papel nesse efeito que associa o sabor dos alimentos à dor.
2009-10-28
Leia mais:
Dossier Dor Neuropática
Dossier Dor de Cabeça
Dossier Dores Musculares