Saltar o menu
Álcool diminui sintomas da artrite reumatóide

Álcool diminui sintomas da artrite reumatóide

Resultados de um estudo demonstraram que os doentes tinham menos dor e inchaço nas articulações

Consumir álcool reduz a intensidade dos sintomas da artrite reumatóide e reduz também a gravidade da própria doença, defendem investigadores da Universidade de Sheffield num estudo divulgado na BBC online.

Os investigadores questionaram dois grupos de indivíduos, com e sem artrite reumatóide, acerca dos seus hábitos de consumo de álcool. Os resultados mostram que os doentes que bebiam álcool regularmente apresentavam menos queixas de dor e inchaço nas articulações.

A investigação envolveu 873 indivíduos com artrite reumatóide e 1004 sem a doença. Todos os participantes preencheram um questionário detalhado sobre o consumo de álcool e foram submetidos a raios-x, análises sanguíneas e exames às articulações.

“Verificámos que os doentes que consumiam álcool com mais frequência apresentavam sintomas menos severos comparativamente aos que não bebiam ou bebiam apenas de forma esporádica”, explicou James Maxwell, líder da investigação.

Os raios-x mostraram que estes doentes apresentavam menos lesões nas articulações e as análises sanguíneas revelaram níveis inferiores de inflamação. Os doentes apresentavam menos dor e menos inchaço.

“Supomos que o álcool suprime a actividade do sistema imunitário e esta acção pode influenciar o desenrolar da doença”, afirma o autor.

Fonte: Portal de Oncologia Português

2010-07-29

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários

Artigos relacionados

Médicos de Portugal SAPO Farmácias
publicidade

Vídeos

Toxicodependência

ver mais vídeos

Sopas sem batata

Duas receitas. Duas sopas. Com todo o sabor, mas com menos calorias e... sem batata

Sexo e doenças cardíacas em debate nas “Conversas com Coração

FPC promove ação que irá realizar-se dia 15 de fevereiro

Trabalhar 11 horas por dia duplica risco de depressão grave

Estudo baseou-se no acompanhamento de cerca de 2 mil trabalhadores durante 6 anos

ver todos os artigos

publicidade

mapa do site