Saltar o menu
14 mitos que engordam

8. Para emagrecer não posso comer pão

É um dos primeiros alimentos a ser eliminado quando se inicia uma dieta sem acompanhamento de um nutricionista. Contudo, o pão, como o resto dos farináceos, é rico em hidratos de carbono, um nutriente que o nosso organismo necessita em maior quantidade para obter energia.

Deve sim, estar atento ao que põe no pão (molhos calóricos, manteigas, chocolate, enchidos).O pão torrado fornece a mesma quantidade de calorias, apenas contém menor quantidade de água.


9. Tem de comer menos

Deve ingerir a quantidade que a sua constituição e a sua actividade física pedem. Nem mais nem menos. Lembre-se que está provado cientificamente que as pessoas que estão muito tempo sem comer têm o metabolismo mais baixo e queimam menos calorias do que as que comem mais vezes por dia.

Quem salta refeições tem ainda uma maior tendência para comer mais à noite, quando o metabolismo tende a queimar menos calorias por estarmos mais inactivos. A melhor forma de controlar o peso é fazer cinco refeições ligeiras e incluir em todas elas legumes ou fruta fresca de forma a não ter carência de vitaminas e minerais.

10. Água durante a refeição engorda

A água não contém calorias, portanto, é impossível engordar quando se bebe água e, para além disso, é saciante. A água pode, sim, devido a algumas patologias, ficar retida no organismo, facto que aumenta o peso corporal mas não a gordura.

Veja na página seguinte: Mais quatro mitos que deve esclarecer

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

A importância Hidratos de Carbono

ver mais vídeos

Enfermeiros denunciam "rutura" na gastrenterologia do Hospital de Santa Maria

Enfermeiros dizem não conseguir dar resposta às necessidades dos utentes e das famílias

ver todos os artigos