Saltar o menu
Para comer bem e não engordar

Para comer bem e não engordar

Como comer para manter o seu peso ideal

Ao pequeno-almoço

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Deve, por isso, ser muito completo: com fruta ou sumo natural, um lacticínio (leite ou iogurte), hidratos de carbono (pão, cereais) e um pouco de proteínas (fiambre de peru ou frango, queijo).

Notará como assim recarrega baterias para enfrentar mais um preenchido dia de trabalho.

Não precisa de seguir um regime rigoroso: coma de tudo mas com moderação

Coma carnes pouco gordas (vitela, peru, coelho, frango) 4-5 vezes por semana e, de preferência, sempre ao almoço. De peixe azul a quantidade recomendada é de:

3 vezes por semana

Consuma diariamente fruta fresca (2 a 3 peças diferentes por dia) e verduras (ao almoço e jantar). A massa, o arroz e a batata deve comê-los preferencialmente ao almoço e em pequena quantidade; se seguir esta regra pode incluí-los no prato todos os dias.

E não se esqueça de comer leguminosas (grão, ervilhas, lentilhas), pelo menos, 1 a 1 vezes por semana.

Não está de dieta, mas há alimentos que deve evitar

Evite, sempre que possível, refeições preparadas, aperitivos de pacote e pastelaria industrial. Também não deve abusar dos refrigerantes nem da fast food.

Lembre-se que há imensas receitas rápidas, fáceis de preparar e muito saborosas, como as que encontra no nosso site e nas edições em papel da revista Prevenir. Evite os fritos, panados e folhados.

Escolha sobremesas saudáveis como sorvete de fruta

Claro que pode comer sobremesa depois de comer, mas não deverá optar por bolos após as refeições. Boas ideias?

Ao almoço: sorvetes de fruta, saladas de fruta, sobremesas à base de iogurte

Ao jantar, é ficar-se por uma infusão ou um sumo natural.

Coma fruta a meio da manhã

Não sacie a fome com bolachas. O melhor é comer fruta ou beber um sumo natural: de ananás, laranja, cenoura, tomate. O melhor momento para comer fruta é a meio da manhã e a meio da tarde que é quando o corpo pode captar todas as suas vitaminas e propriedades. Em alternativa? Um punhado de frutos secos (nozes, avelãs).

Veja na página seguinte: Mais estratégias para manter o seu peso

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

A importância Hidratos de Carbono

ver mais vídeos

Bolhas e queimaduras

Saiba como agir perante casos de emergência

Avanços na compreensão da doença de Parkinson abrem novas portas terapêuticas

Novo estudo foi liderado pelo português Tiago Fleming Outeiro

ver todos os artigos