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A fruta é tão boa como a pintam?

A fruta é tão boa como a pintam?

Descubra se os seus super-poderes são assim tão poderosos

Uma informação sobre a fruta, que anda a circular na Internet, aconselha a comê-la com o estômago vazio, para que o organismo aproveite eficazmente os seus nutrientes e defende que devíamos comer apenas fruta até, pelo menos, ao meio-dia, para limpar o organismo.

Mas será mesmo verdade? A sua ação é assim tão poderosa e determinante?

A nutricionista Madalena Muñoz, especialista em alimentação saudável, desvenda a verdade por detrás desta ode à fruta.

O mito

- A fruta é o mais perfeito alimento.

- Deve-se comer fruta sempre com o estômago vazio.

- A melhor espécie de fruta é a fresca ou o sumo feito na hora.

- Ao acordar, coma só frutas frescas e sumos feitos na hora. Mantenha esse esquema até, pelo menos, ao meio-dia. Ajuda o corpo a limpar-se.

A verdade

Não é verdade, senão bastaria comermos fruta para uma boa saúde. Na sua grande maioria, a fruta não tem, por exemplo, ácidos gordos essenciais nem proteínas. Excetuando o leite materno não existe um só alimento perfeito. Dependendo da capacidade de digestão, do tipo de fruta, e da composição e tamanho da refeição, pode ser aconselhável comer a fruta sozinha. As frutas começam a ser digeridas na boca, e em trinta minutos passam ao estômago e chegam aos intestinos, onde completam a sua digestão.

A carne, por exemplo, um alimento com gordura e muito concentrado em proteína, pode demorar três horas. Neste cenário, se misturadas, no estômago os açúcares da fruta podem fermentar e causar desconforto abdominal derivado do gás produzido. De resto, nos lanches é comum recomendar que se coma fruta com iogurte, exactamente para prevenir o esvaziamento tão rápido do estômago e assim prolongar a sensação de saciadade.

As proteínas, as gorduras e os hidratos de carbono são digeridos de modos diferentes, contudo ajudam a uma boa digestão. Não deve abusar de nenhum destes nutrientes em detrimento dos outros numa única refeição. Deve ingerir fontes concentradas de proteínas (ovos, carne e peixe) longe da fruta, comendo-a 30 minutos antes ou duas horas depois duma refeição com esta composição. Deve também fazer refeições mais pequenas.

Veja na página seguinte: Os cuidados a ter com os sumos

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