Saltar o menu
A abóbora baixa o colesterol?

A abóbora baixa o colesterol?

Mito ou verdade?

Uma informação que anda a circular por e-mail revela que a abóbora faz descer o nível de colesterol no sangue. A ideia está, em parte, correcta.

O mito

Um indivíduo com níveis altíssimos de colesterol conseguiu normalizar estes valores, em apenas um mês, graças a um tratamento recomendado por um médico amigo.

Esse tratamento consistia na ingestão de sumo de abóbora crua (100 gramas de abóbora e água), todos os dias antes do pequeno-almoço, durante 4 semanas. O paciente, engenheiro químico, concluiu que a abóbora contém um solvente do colesterol de baixo peso molecular (LDL), o mais nocivo e perigoso.

A verdade

«A abóbora é um fruto que possui poucas calorias, de fácil digestão e naturalmente rica em manganésio, vitaminas A e C, fibras, potássio, ácido fólico, cobre, riboflavina e fósforo. Apesar da investigação dos fitonutrientes da abóbora ainda não ser tão aprofundada como a de outros alimentos, alguns estudos já mostraram que o seu teor em vitamina C e
ß-caroteno poderá ser benéfico na prevenção da oxidação do colesterol», explica Lôbo do Vale, médico de clínica geral.

«Sendo o colesterol na forma oxidada o que se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos, estes nutrientes poderão ter uma acção útil na redução da evolução aterosclerose. A acrescentar a este facto, o alto teor em fibras da abóbora também tem demonstrado contribuir para a diminuição dos níveis de colesterol, o que ajuda a diminuir o risco de aterosclerose, diabetes e doença cardíaca», acrescenta o especialista

Na perspectiva de Lôbo do Vale, «a ideia de que a abóbora tem um ingrediente solvente do mau colesterol (LDL) não estará correcta se a encararmos como uma alternativa à medicamentação e agente para rápida redução dos níveis de colesterol. No entanto, a sua composição hipocalórica, rica em fibras e agentes antioxidantes contribui certamente para a redução do mau colesterol numa dieta equilibrada e/ou adequada para este fim».

Veja na página seguinte: Outros benefícios da inclusão da abóbora na sua dieta alimentar

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

A importância Hidratos de Carbono

ver mais vídeos

Bolhas e queimaduras

Saiba como agir perante casos de emergência

Portugal pode reduzir os custos com a incontinência

As recomendações de um relatório apresentado no Forúm Mundial da Incontinência

ver todos os artigos