Saltar o menu
Sopas sem batata

Sopas sem batata

Duas receitas. Duas sopas. Com todo o sabor, mas com menos calorias e... sem batata

Sabe qual é um dos maiores segredos de quem consegue manter o peso sob controlo? Optar pela sopa como entrada em cada refeição principal.

Para além de ser extremamente saciante, travando-nos na tentação de exagerar nas opções que se seguem, a sopa oferece ingredientes, vegetais e legumes, essenciais para uma alimentação equilibrada.

Ora este prato tem como protagonista a batata, que se inclui na classe dos alimentos energéticos. Com um senão, é uma opção que «esconde» açúcares de libertação rápida que contribuem para a sensação de cansaço e para a vontade de comer mais. O nosso conselho não é que «ostracize» a batata, mas que varie.

Pode começar por experimentar duas receitas concebidas por Teresa Branco, especialista em Fisiologia do Controlo de Peso, da Clínica Metabólica, que sugerem a courgette e a couve-flor como substitutos desse tubérculo: «A primeira tem uma consistência que facilmente se assemelha à da batata, quando adicionada na sopa. Este vegetal é muito pouco calórico, possuindo apenas dezassete calorias por cada cem gramas, e constitui uma excelente fonte de minerais como o magnésio e o ferro. Também a couve-flor pode substituir a batata na sopa pois oferece o mesmo tipo de consistência, sendo muito rica em cálcio e vitamina C, contrariamente ao que acontece com a batata que é principalmente fonte de hidratos de carbono». Contra factos...

Veja na página seguinte: Como fazer sopa de legumes... sem batata

Pesquisar receitas Saudáveis:

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

A importância Hidratos de Carbono

ver mais vídeos

15 regras para uma alimentação saudável

Adote comportamentos alimentares que protegem o organismo

Contaminação dos alimentos na origem de intoxicação em Castanheira de Pera

Um grupo de 52 crianças e os seus três monitores sofreram a 11 de julho uma intoxicação alimentar

ver todos os artigos