Saltar o menu
O desenvolvimento dos sentidos

O desenvolvimento dos sentidos

Com a ajuda de uma pediatra, potencie a evolução da visão, tacto, audição, paladar e olfacto do seu bebé

Ele nasce e é o centro das atenções! Os gestos, os sons, as expressões, enfim... tudo nele é novidade. «Será que nos reconhece?», «conseguirá ouvir-nos?» ou «gostará deste sabor?», são algumas das dúvidas dos recém-papás quando confrontados com o ilustre «desconhecido».

É curioso (e fundamental) saber, por exemplo, que o bebé consegue reconhecer a mãe mais rapidamente pelo cheiro e pela voz do que pela imagem. Estes e outros «mistérios» são desvendados, a seguir, com a ajuda de Laurentina Cavadas, pediatra, que lhe conta tudo sobre o desenvolvimento dos sentidos do seu filho, para que cresça feliz e saudável.

De olhos bem abertos

Os recém-nascidos conseguem ver, reagir a mudanças de iluminação e fixar pontos de contraste, apesar de manterem muitas vezes os olhos fechados. De acordo com Laurentina Cavadas, «uma das respostas mais precoces aos estímulos visuais é o reconhecimento da face materna, especialmente durante a amamentação».

A partir do primeiro mês, o bebé consegue fixar objectos a uma distância curta, mas o rosto humano é a sua imagem favorita. «Ele nasce com visão periférica (capacidade de ver para os lados) e, gradualmente, adquire a capacidade de focar um ponto próximo dentro do seu campo visual, gostando de olhar para objectos a cerca de vinte, trinta centímetros de distância», diz a pediatra que acrescenta ainda o facto de, aos dois meses, o bebé ter «uma maior coordenação visual, o que lhe dá também a percepção da profundidade que necessita para seguir os objectos».

Segundo Laurentina Cavadas, «por volta dos três meses, desenvolve a visão à distância e adquire o controlo da mão e do braço, essencial para conseguir tocar nos objectos. A prática deste movimento ajuda-o a desenvolver a coordenação entre as mãos e aquilo que os seus olhos observam».

Veja na página seguinte: Como estimular a visão e o tacto

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

Maternidade Alfredo da Costa

ver mais vídeos

Sangue nas fezes

Conheça as diversas razões possíveis

Cientistas portugueses abrem novas portas para avanços no tratamento de leucemia pediátrica

Apesar de bastante frequente em crianças trata-se de um cancro raro

ver todos os artigos