Saltar o menu
Pele de bebé

Pele de bebé

Os cuidados essenciais para manter a pele do seu filho saudável

De acordo com um estudo conduzido junto de pediatras pela Sociedade Espanõla de Pediatria e pela Dodot, 22 por cento dos bebés (até aos três anos) apresenta uma pele muito sensível e oito por cento tem uma pele atópica, ou seja, mais seca e com tendência para a formação de eczema.

A pele dos recém-nascidos tem características específicas e, até à adolescência, apresenta maiores graus de secura que devem ser combatidos com hidratação diária. Saiba como protegê-la.

Recém-nascidos

No primeiros meses de vida, a pele do bebé sofre alterações que não são sinónimo de doença. Entre elas estão «os pequenos quistos de Milia, bolinhas brancas na zona do nariz, bochechas e queixo. São pontos de gordura acumulada que tendem a desaparecer espontaneamente», explica Filipa Rocha Páris, dermatologista pediátrica.

O acne neonatal, tal como no caso anterior, «resolve-se sem recurso a tratamento específico. Os cremes hidratantes podem até prejudicar», refere. Podem ainda surgir manchas, como os angiomas (vermelhas e com relevo), «com tendência a desaparecer até aos seis anos».

Outra situação comum é a crosta láctea, que surge no couro cabeludo e sobrancelhas, «como uma capa de caspa amarelada de gordura que pode ser ajudada à remoção com cremes antifúngicos tópicos», explica.

Crianças

Ao contrário do recém-nascido, na criança a pele é mais seca e necessita de hidratação reforçada. «Os banhos devem ser rápidos (cinco minutos) e com água tépida. Após o banho, deve hidratar sempre a pele, de preferência com produtos emolientes com ácidos gordos», aconselha.

Se a criança pratica natação é obrigatório um banho e aplicação de hidratante após a piscina, já que o cloro seca ainda mais a pele. «Especialmente em crianças com peles atópicas, que tendem a formar eczemas», alerta Filipa Rocha Páris, explicando que estes aparecem «na maioria das vezes em crianças com antecedentes familiares de patologias alérgicas e respiratórias».

Veja na página seguinte: Em que casos deve estar mais atento à pele do seu filho

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

Maternidade Alfredo da Costa

ver mais vídeos