Saltar o menu
Dossier

Alzheimer

O SAPO Saúde relembra, neste dossier, as últimas investigações e descobertas que estão a ser feitas para travarem esta doença degenerativa

ver todos os artigos do dossier
Doenças degenerativas

Doenças degenerativas

Como travar as doenças alzheimer e parkinson?

A doença de Alzheimer e a doença de Parkinson são as mais conhecidas porque estão directamente relacionadas com o envelhecimento. A má notícia é que não existem tratamentos capazes de as curar. A boa nova é que existem cada vez mais opções para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Nas doenças relacionadas com o envelhecimento a nível neuronal, como a de Alzheimer e a de Parkinson, os neurónios cerebrais deixam de exercer as suas funções e acabam por morrer.

Está provado que existem factores genéticos, ambientais e outros relacionados com os hábitos de vida que incidem no seu aparecimento, mas ainda não se conhece a relação causa-efeito, o que, por sua vez, impede a obtenção de terapias mais eficazes.

DOENÇA DE PARKINSON

De acordo com os dados disponibilizados no Dia Mundial da Doença de Parkinson (11 de Abril), esta doença afecta um total de seis milhões e meio de pessoas em todo o mundo.

É crónica, neurológica e degenerativa, e costuma afectar idosos (geralmente, a partir dos 70 anos), apesar de, segundo os especialistas, nos últimos tempos este limite de idade ter reduzido consideravelmente, sendo que pelo menos uma em cada 10 pessoas afectadas tem menos de 50 anos.

Ocorre quando um grupo de neurónios situados na região cerebral, chamados gânglios da base, sofre de perda neuronal grave. Em condições normais, estes neurónios produzem dopamina, um mensageiro que transmite sinais nervosos relacionados com os movimentos voluntários.

Quando cerca de 60 a 80% destas células estão afectadas, surgem os sintomas da doença. Esta morte celular é determinada, pelo menos em parte, pela existência de genes predisponentes e pela exposição ambiental a determinadas toxinas.

Veja na página seguinte: Os sinais de alarme da Doença de Parkinson

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

Maternidade Alfredo da Costa

ver mais vídeos

Meteorismo

Um problema intestinal que, além do aumento de volume do abdómen, causa desconforto e dor abdominal

ver todos os artigos