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Qual é a alimentação mais adequada para proteger os rins?

Qual é a alimentação mais adequada para proteger os rins?

Dia Mundial do Rim comemora-se a 14 de março

Uma alimentação equilibrada e saudável, com pouco sal e exercício físico regular são fundamentais para prevenir a diabetes e a hipertensão arterial, dois factores importantes que podem desencadear a doença renal crónica.

Um dos pilares da prevenção é a nutrição. Para cuidar a saúde renal, deve ter em conta as seguintes recomendações:

1. Controle o consumo de sal (NaCl): Deve consumir até 6 gr de sal por dia ou até 4 gr/dia se tiver hipertensão arterial. Para limitar ao máximo o consumo de sal, evite os alimentos processados e não acrescente sal aos alimentos, uma vez que já faz parte da sua constituição.

- Para poder controlar o sal que ingere é fundamental que leia os rótulos dos alimentos e verifique a quantidade de sódio (Na) que estes contêm. Na rotulagem a referência utilizada sobre a composição nutricional dos alimentos é o sódio, tenha em conta que a sua ingestão diária não deverá ultrapassar 2400 mg.

- Alimentos com elevado teor de sódio: Enlatados, conservas, enchidos, fumados, manteiga com sal, azeitonas, pickles, queijos, bacalhau seco e salgado, alimentos instantâneos (como sopas e pudim), massa de alho, massa de pimentão, bebidas com gás, caldos de carne/peixe/vegetais embalados, molhos embalados, algumas bolachas (aveia), batatas fritas de pacote e aperitivos salgados, alimentos congelados e pré-confeccionados, refeições prontas e embaladas e fermento em pó.

- Em alternativa ao sal e para dar mais sabor à comida utilize: azeite, vinagre, sumo de limão, alho, cebola, pimento (o amarelo é o mais rico em vitamina C), orégãos, manjericão, tomilho, louro, cebolinho, hortelã, coentros ou salsa.

- Cozinhe com ingredientes frescos, são preferíveis aos enlatados que contêm elevadas quantidades de sódio.

Leia mais: Mais recomendações

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