Saltar o menu
Cancro da tiroide

Acompanhamento do carcinoma da tiróide

Existem muitas opções diferentes para acompanhar clinicamente o carcinoma da tiróide. Os tratamentos mais comuns incluem a remoção cirúrgica do carcinoma – tiroidectomia - seguida de terapêutica com iodo radioactivo (denominada ablação dos resíduos) para eliminar tanto as células tiroideias normais como as cancerígenas.

Este é um passo importante, dado que ajuda eliminar todas as células tiroideias potencialmente cancerígenas que possam não ter sido removidas durante a cirurgia. Na ablação do tecido residual, os doentes tomam uma bebida ou uma cápsula que contém iodo radioactivo, também denominado radioiodo.

Quaisquer células tiroideias remanescentes absorvem o radioiodo, que as eliminará. Após a conclusão do tratamento inicial, recomenda-se uma terapêutica de supressão hormonal da tiróide (THST).

A THST consiste em administrar uma hormona (levotiroxina, ou T4 sintética) que substitui as hormonas que seriam produzidas pela glândula tiróide e que assegura a regulação do organismo. Desta forma, é assegurada a manutenção de uma vida normal após tiroidectomia.

Além disso, esta THST suprime os níveis de TSH, a hormona de estimulação da tiróide, produzida pela hipófise (ou pituitária), que poderia aumentar a probabilidade de recidiva do carcinoma da tiróide, devido à sua capacidade de estimulação do crescimento de células tiroideias.

Após o tratamento inicial

Após a terapêutica inicial (tiroidectomia), é necessário realizar exames de seguimento (follow-up) para avaliar a presença de recidiva ou metástases.

Estes exames de diagnóstico englobam doseamento de tiroglobulina (Tg) com ou sem associação a cintigrafia corporal e permitem identificar atividade de células tiroideias.

A deteção precoce de uma recidiva é muito importante, porque permite uma intervenção imediata aumentando a probabilidade de ser sucesso do tratamento.

SAPO

ABC da Saúde

Clique nas letras para ver a lista de tópicos por ordem alfabética

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

A importância dos hidratos de carbono

ver mais vídeos

Sopas sem batata

Duas receitas. Duas sopas. Com todo o sabor, mas com menos calorias e... sem batata

Investigadores portugueses testam com êxito nova explicação para doenças mentais

Nos doentes mentais, os astrócitos "estão dimimuídos" nalgumas zonas do cérebro

ver todos os artigos

Doenças

Veja o índice alfabético