Saltar o menu
Lepra

Lepra

Doença de Hansen é uma das doenças mais antigas conhecidas pelo homem

A lepra, também conhecida como doença de Hansen é uma das doenças mais antigas conhecidas pelo homem. O primeiro registo escrito desta doença data de 600 AC e foi reconhecida pelas antigas civilizações da Índia, da China e do Egito.

A doença de Hansen é uma doença crónica causada pela bactéria Mycobacterium leprae e é caracterizada pela desfiguração da pele e de membros, danos nos nervos e debilitação progressiva.

Ainda não se sabe exatamente como se contrai a doença. A teoria mais aceite é que a doença é transmitida através gotículas do nariz e da boca durante contacto próximo e frequente com casos não tratados. Pensa-se que o micróbio entra no corpo através das vias respiratórias ou da pele. A transmissão por insetos ainda não foi descartada.

A doença não é muito contagiosa uma vez que não tem transmissão fácil e mais de 90% da população humana é resistente a bactéria. A lepra tem um longo período de incubação podendo levar 20 anos para o aparecimento dos sintomas. Isto dificulta a determinação do local e do tempo de contágio. As crianças são as mais suscetíveis de contraírem a doença e desenvolvem os sintomas mais rapidamente.

Manifestações clínicas da doença

São conhecidas quatro formas clínicas da doença que refletem a resposta imune do indivíduo a bactéria:

- Lepra tuberculoide
Caracterizada por uma erupção cutânea hipopigmentada (esbranquiçada) e achatada. Esta erupção pode ser formada por várias zonas. Estas zonas são insensíveis ao tacto, uma vez que, os nervos estão danificados mas pode haver uma inflamação dos nervos na periferia

- Lepra lepromatosa
É a forma mais severa da doença e aparecem na pele vários eritemas e pequenos nódulos, a cara, as mãos e os pés podem sofrer lesões que levam ao endurecimento da pele

- Lepra borderline ou limítrofe
Esta forma da doença é instável e a pessoa apresenta lesões de ambas formas tuberlulóide e lepromatosa, a condição do paciente pode melhorar tornando-se semelhante a forma tuberculoide oi piorar se evoluir para a forma lepromatosa.

- Lepra indeterminada
Caracterizada por lesões iniciais que, normalmente, consistem em manchas claras ou ligeiramente avermelhadas na pele, mas, na maior parte dos casos, a doença não progride.

Veja na página seguinte: Como se processa o diagnóstico

ABC da Saúde

Clique nas letras para ver a lista de tópicos por ordem alfabética

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

Rastreio do Cancro da Mama: E se desse positivo?

ver mais vídeos

Linfoma não-Hodgkin (LNH)

O que é e como se trata

Ugandeses pedem preservativos maiores para combater VIH/SIDA

Homens dizem que os preservativos são pequenos e rebentam durante o ato sexual

ver todos os artigos

Doenças

Veja o índice alfabético