Saltar o menu
Dossier

Dor

Das causas emocionais às principais patologias que estão na sua origem, encontre neste dossier as respostas que procura para as suas dúvidas sobre os mecanismos da dor e as soluções da medicina tradicional e alternativa

ver todos os artigos do dossier
23 remédios naturais para 10 dores muito comuns

23 remédios naturais para 10 dores muito comuns

Veja quais são

Se recorre a analgésicos frequentemente, vai gostar do que temos para lhe dizer. Experimente infusões, massagens, exercícios de relaxamento e outros tratamentos que podem eliminar ou paliar a sua dor, sem recorrer aos fármacos.

Algo de errado se passa com o seu corpo quando sente alguma dor. Mas, quando a causa é pouco importante, o médico só lhe recomenda analgésicos.

É o caso de algumas dores que se produzem com bastante frequência e, em certas ocasiões, com uma periodicidade determinada (dores menstruais, enxaquecas ou cefaleias associadas ao stress, por exemplo), e que amargam a vida a qualquer pessoa.

«Como podem ser muito incómodas, há quem se torne dependente deste tipo de fármacos, com o risco de vir a sofrer os seus efeitos secundários, tais como, úlcera gastro-duodenal, toxicidade hepática e renal e acidentes cardiovasculares», alerta João Beles, naturopata e coordenador do curso de Naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa.

Por isso, é importante que conheça as alternativas naturais de que se pode socorrer para espaçar a toma destes medicamentos ou, até, evitá-los completamente. Conheça, uma a uma, as possíveis soluções não químicas para dores muito frequentes. Mas, antes, uma regra geral. Faça exercício regularmente, porque melhora o trânsito intestinal, ajuda o fígado a funcionar correctamente, mantém as articulações em forma, favorece a circulação sanguínea, ajuda a perder peso e melhora o ânimo.

Veja na página seguinte: Quando deve consultar o médico ou ir ao naturopata

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

Rastreio do Cancro da Mama: E se desse positivo?

ver mais vídeos

Doenças

Veja o índice alfabético