Saltar o menu
Mucuna pruriens

Mucuna pruriens

Planta utilizada há mais de 5000 anos pela Medicina Ayurvédica para tratar doenças neurológicas

Em 2004, o Hospital de Neurologia e Neurocirurgia de Londres confirmou, num estudo randomizado, a maior eficácia da mucuna no tratamento da doença de Parkinson relativamente ao fármaco usualmente utilizado nesta patologia, o L-dopa.

Segundo um estudo do Journal of Neurology, Neurosurgery and Psychiatry em 2004, a planta medicinal demorou metade do tempo a fazer efeito (34,6 vs. 68,5 min) e originou menos flutuações nas concentrações plasmáticas de dopamina que foram 110% mais elevadas.

De acordo com uma investigação de 2010 do Departamento de Neurologia da Universidade de Medicina da Pensilvânia, nos EUA, esta planta não tem os efeitos secundários do fármaco L-dopa, como a disquinesia (movimentos involuntários).

Princípios activos

Destaque para a levodopa, um percursor da dopamina, principal molécula utilizada no tratamento da doença de Parkinson, e para o 5-HTP (aminoácido precursor do neurotransmissor serotonina) com acção antidepressiva. Contém também nicotina, um auxiliar no tratamento da adição ao tabaco.

Principais propriedades

É utilizada no tratamento da doença de Parkinson porque aumenta a produção no cérebro de dopamina, um neurotransmissor em carência nestes pacientes.

Tem também uma acção antioxidante, com um efeito neuroprotector e neuroregenerador (independentemente do seu efeito neuroestimulante ao nível da dopamina), muito útil no tratamento da depressão, juntamente com plantas que aumentem a serotonina, como o hipericão ou a grifónia (muito rica em 5-HTP). Reduz o stress.

Veja na página seguinte: Outras indicações e como deve ser administrada

ABC da Saúde

Clique nas letras para ver a lista de tópicos por ordem alfabética

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

A importância dos hidratos de carbono

ver mais vídeos

15 regras para uma alimentação saudável

Adote comportamentos alimentares que protegem o organismo

Há 30 concelhos em Portugal sem médicos dentistas resgistados

Em 10% do total de concelhos em Portugal não tem dentistas registados

ver todos os artigos

Doenças

Veja o índice alfabético