Saltar o menu
Dossier

Proteja o seu coração

O Sapo Saúde reune-lhe neste dossiê especial um conjunto de artigos dedicados aos cuidados que deve ter com o coração. Você precisa dele!

ver todos os artigos do dossier
10 medidas que ativam a sua circulação

10 medidas que ativam a sua circulação

O que fazer para facilitar o fluxo do sangue nas suas veias

Mexa-se, fuja do calor, evite as gorduras saturadas, o sal e o álcool, ingira mais antioxidantes e, como é óbvio, apague o cigarro.

São alguns dos truques para que os seus cinco litros de sangue fluam livremente.

Varizes, flebites, pernas inchadas, cansaço, dores, sensação de peso são alguns dos efeitos indirectos da má circulação de retorno, ou seja, aquela que flui pelas veias em direção ao coração.

Estas desordens, na maioria dos casos não são graves, mas sim incómodas. No entanto, se não forem tratadas a tempo, podem originar complicações de maior gravidade e reduzir a qualidade de vida. Quando as deficiências circulatórias afetam as artérias (que levam o sangue do coração para o resto do corpo), as consequências podem ser ainda piores.

Nestes casos, a redução do fluxo sanguíneo é devida aos depósitos de colesterol, gorduras e outras substâncias que aderem às paredes dos vasos (aterosclerose), produzindo afeções coronárias. Mais incómodos no verão, por causa do calor, os problemas de circulação são, muitas vezes, esquecidos durante o Inverno. Não caia nesse erro e siga estas simples, mas eficazes medidas para evitar a má circulação.

Vista roupa cómoda

As peças de roupa que comprimem os músculos das pernas (como as ligas ou cintas), apertam a cintura (como os cintos justos) ou mesmo os sapatos apertados, funcionam como torniquetes, dificultando a circulação. Também não é aconselhável usar tamanhos abaixo do seu para dissimular os quilos a mais, nem sutiãs com aros que comprimam o peito, para o fazer sobressair. Se usar mochila, não a ajuste demasiado e tire-a de vez em quando para descansar.

Veja na página seguinte: Os benefícios das fibras

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

Porque é que me calhou a mim?

ver mais vídeos

Riscos e recuperação após uma cesariana

Quais são os riscos de uma cesariana? Quanto tempo precisa para recuperar? Descubra mais informações no artigo que se segue

Novas gerações podem viver menos tempo que os seus pais

Portugueses têm adotado um estilo de vida mais sedentário, com menos atividade física

ver todos os artigos

Doenças

Veja o índice alfabético