Saltar o menu
Costas em forma

Costas em forma

Os passeios regulares com um ritmo constante podem ajudar a melhorar os problemas de coluna

Queixa-se de dores lombares recorrentes ou crónicas? Magoou as costas devido a um esforço excessivo, a carregar um objecto pesado, a uma situação de stress emocional ou a um movimento incorrecto?

Quer recuperar o quanto antes? As caminhadas podem ser uma estratégia excelente para diminuir ou prevenir as dores nas suas costas!

E se já estiverem bem, andar a pé ajuda a que continuem assim, porque este bom hábito ajuda a manter esta região anatómica, frequentemente sensível a sintomas dolorosos, saudável. Até há alguns anos, recomendava-se o máximo repouso para diminuir os sintomas nas costas mas, hoje em dia, os profissionais de saúde recomendam e indicam a caminhada como um dos melhores exercícios para pessoas com dor nesta zona.

As caminhadas fazem parte de diversas sugestões clínicas porque participam no reforço e tonificação da musculatura das costas, e fazem com que o organismo segregue endorfinas, substâncias que aliviam a dor, aumentam o bem-estar e promovem o relaxamento muscular.

É melhor caminhar do que fazer exercício

Os desportos de ócio, como as caminhadas, são mais recomendáveis do que os exercícios específicos para as costas, para recuperar de uma lombalgia, segundo uma investigação da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (EUA), que seguiu a evolução de mais de 680 pacientes que tinham sofrido de dor lombar durante meio ano.

De acordo com o trabalho publicado na revista American Journal of Public Health, os que realizaram mais actividade física, mesmo sendo recreativa, foram os que revelaram um melhor estado físico (menos dor lombar e incapacidade) e psíquico (menos depressão). «Um passeio rápido de, no mínimo, três horas semanais, está associado a  reduções simultâneas da lombalgia, da incapacidade e do stress psicológico», dizem os investigadores.

Veja na página seguinte: Conselhos para recuperar mais depressa e melhor

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

Rastreio do Cancro da Mama: E se desse positivo?

ver mais vídeos

Linfoma não-Hodgkin (LNH)

O que é e como se trata

Oncologistas defendem criação de unidades especializadas para tratamento de tumores raros

Taxa global de sobrevivência aos sarcomas não ultrapassa os 50% aos cinco anos

ver todos os artigos

Doenças

Veja o índice alfabético