Saltar o menu
Doenças da coluna

Doenças da coluna

As principais causas e as soluções de tratamento das principais doenças que dão origem às dores nas costas

A coluna vertebral é composta por 33 pequenos ossos ou vértebras que, em conjunto com discos, ligamentos e músculos sustentam o corpo, permitindo o movimento e protegendo a medula. Se não for cuidada convenientemente pode dar origem a vários problemas. Aprenda a estimar a sua coluna.

As dores nas costas afectam tanto homens como mulheres e, normalmente, manifestam-se entre os 25 e os 60 anos. Em Portugal, é a segunda causa das visitas ao médico. Mas, afinal, porque é que temos dores nas costas?

«Uma das causas, chamada doença degenerativa, traduz-se na alteração da estrutura normal dos discos e das articulações com a idade, o esforço (carga) ou movimentos incorrectos», explica Tavares de Matos, ortopedista no Hospital São Francisco de Xavier. De acordo com o especia­lista, «os discos sofrem um processo de desidratação e alteração dos seus constituintes, levando à diminuição da flexibilidade e, eventualmente, à sua rotura, formando a hérnia (como se fosse um “pneu furado”)».

Por sua vez, «as vértebras aproximam-se, conduzindo ao estreitamento dos orifícios de saída das raízes nervosas na coluna e, consequentemente, a lesões neurológicas. Estas podem traduzir-se em parestesias (dormência, formiguei­ros, etc.), falta de força ou alteração dos reflexos enervados pela raiz comprimi­da», conclui Tavares de Matos. Para além das lesões do disco, também as alterações das articulações entre vértebras, os ligamentos e os músculos adjacentes à coluna podem tornar-se dolorosos.

«A dor lombar afecta oito em cada 10 pessoas ao longo da vida, denomina-se lombalgia e resulta, em parte, do sobre-esforço suportado por esta região em posição erecta, afectando por isso apenas a espécie humana. É uma dor que piora com o transporte de carga e/ou quando nos colo­camos numa posição flectida», acrescenta o ortopedista.

Como se diagnosticam?

Para confirmar o diagnóstico destas doenças, o médico realiza um exame físico completo à coluna vertebral e aos membros superiores e inferiores do paciente, onde examina a flexibilidade, o nível de movimento e sinais de lesão dos nervos.

Veja na página seguinte: Sintomas e formas de tratamento das principais doenças da coluna

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

Rastreio do Cancro da Mama: E se desse positivo?

ver mais vídeos

Doenças

Veja o índice alfabético