Saltar o menu
Doenças da coluna

Doenças da coluna

As principais causas e as soluções de tratamento das principais doenças que dão origem às dores nas costas

A coluna vertebral é composta por 33 pequenos ossos ou vértebras que, em conjunto com discos, ligamentos e músculos sustentam o corpo, permitindo o movimento e protegendo a medula. Se não for cuidada convenientemente pode dar origem a vários problemas. Aprenda a estimar a sua coluna.

As dores nas costas afectam tanto homens como mulheres e, normalmente, manifestam-se entre os 25 e os 60 anos. Em Portugal, é a segunda causa das visitas ao médico. Mas, afinal, porque é que temos dores nas costas?

«Uma das causas, chamada doença degenerativa, traduz-se na alteração da estrutura normal dos discos e das articulações com a idade, o esforço (carga) ou movimentos incorrectos», explica Tavares de Matos, ortopedista no Hospital São Francisco de Xavier. De acordo com o especia­lista, «os discos sofrem um processo de desidratação e alteração dos seus constituintes, levando à diminuição da flexibilidade e, eventualmente, à sua rotura, formando a hérnia (como se fosse um “pneu furado”)».

Por sua vez, «as vértebras aproximam-se, conduzindo ao estreitamento dos orifícios de saída das raízes nervosas na coluna e, consequentemente, a lesões neurológicas. Estas podem traduzir-se em parestesias (dormência, formiguei­ros, etc.), falta de força ou alteração dos reflexos enervados pela raiz comprimi­da», conclui Tavares de Matos. Para além das lesões do disco, também as alterações das articulações entre vértebras, os ligamentos e os músculos adjacentes à coluna podem tornar-se dolorosos.

«A dor lombar afecta oito em cada 10 pessoas ao longo da vida, denomina-se lombalgia e resulta, em parte, do sobre-esforço suportado por esta região em posição erecta, afectando por isso apenas a espécie humana. É uma dor que piora com o transporte de carga e/ou quando nos colo­camos numa posição flectida», acrescenta o ortopedista.

Como se diagnosticam?

Para confirmar o diagnóstico destas doenças, o médico realiza um exame físico completo à coluna vertebral e aos membros superiores e inferiores do paciente, onde examina a flexibilidade, o nível de movimento e sinais de lesão dos nervos.

Veja na página seguinte: Sintomas e formas de tratamento das principais doenças da coluna

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

A importância dos hidratos de carbono

ver mais vídeos

Bolhas e queimaduras

Saiba como agir perante casos de emergência

Avanços na compreensão da doença de Parkinson abrem novas portas terapêuticas

Novo estudo foi liderado pelo português Tiago Fleming Outeiro

ver todos os artigos

Doenças

Veja o índice alfabético