Saltar o menu
Dossier

Saúde urológica

As doenças urológicas podem ser silenciosas. O alerta é da Associação Portuguesa de Urologia, que aconselha todos os homens a partir dos 45 anos a consultar um médico. Fique a conhecer os sintomas das principais patologias e proteja a sua saúde.

ver todos os artigos do dossier
Cancro do testículo

Cancro do testículo

Aprenda a identificar os sintomas e a prevenir esta doença

É o cancro mais frequente nos homens entre os 20 e os 39 anos, representando 0,8% dos tumores de que são vítimas, de acordo com estatísticas internacionais.

É frequente aparecer um alto ou uma inflamação num testículo, pelo que se deve acudir ao médico perante qualquer mudança ou dilatação num testículo. Dor e incómodo no escroto e sensação de peso na bolsa escrotal é outro sintoma típico, associado a uma dor no abdómen inferior ou na virilha.

Quem corre mais risco

A idade mais frequente de aparecimento é entre os 20 e os 39 anos. Há maior risco em homens com pai ou irmãos que tenham tido este tumor e ter padecido de um cancro do testículo prévio pressupõe um aumento das possibilidades de vir a tê-lo no outro testículo.

Para além disso, certas anomalias congénitas predispõe para este cancro, como a criptorquidia (ausência de um ou ambos os testículos na sua posição natural, por terem ficado retidos no canal inguinal ou no abdómen) ou malformações do pénis, testículo ou rins.

Como prevenir

É essencial fazer regularmente um auto-exame e ir ao médico perante qualquer um dos sintomas mencionados anteriormente, sobretudo quando se trata de homens jovens. Apesar de não existir nenhum exame de deteção específico, o recurso a métodos de diagnóstico complementares, como a exploração física, a transiluminação ou as ecografias permitem a deteção precoce deste tipo de tumor.

Nos pacientes com risco já identificado, é fundamental cumprir todos os check-ups agendados. Para além disso, o auto-exame é importante e todos os homens devem observar e palpar os seus testículos pelo menos uma vez por ano.

Veja na página seguinte: Os avanços médicos nesta área

Enviar artigo por E-mail

A sua mensagem foi correctamente enviada

Ocorreram erros, verifique os campos a vermelho

Faltam 500 caracteres

Comentários


Artigos relacionados

publicidade
publicidade

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa newsletter

Vídeos

Rastreio do Cancro da Mama: E se desse positivo?

ver mais vídeos

Estratégias para combater a ejaculação precoce

Um problema sexual que gera ansiedade e stresse e que prejudica a sexualidade do casal

Termas de Águas, em Penamacor, reabrem na segunda-feira

Estas termas têm indicação terapêutica para doenças do aparelho respiratório e reumáticas

ver todos os artigos

Doenças

Veja o índice alfabético